A última batalha

 
 


    Apocalíptico é a palavra que dá a descrição perfeita a essa última crônica, como todos sabem Lewis levou a séries com base em diversos mandamentos cristãos, como  Aslam sendo Jesus cristo e tendo seus seguidores, e seguindo diversos trechos da bíblia, como Genesis em “O Sobrinho do Mago” e então como era de se esperar para finalizar temos como capitulo final o apocalipse. Mas o escritor que nós fez caminhar tão bem por esse universo paralelo não utilizou apenas mandamentos cristãos, novamente as idéias de Platão são usadas como referencia em alguns pontos.

    O ultimo livro se inicia narrando a história de um macaco chamado Manhoso e um jumento chamado Confuso, ambos tem sua participação colocando um pouco de agitação nós últimos dias da terra. O macaco muito astuto coloca uma pele de leão e sai apavorando o povo falando que Aslam os tinha abandonado e vendido para os calormanos onde seriam obrigados a servir a Tash, um deus mal.

    Os poucos bons narnianos restantes se juntam para lutar tendo Tirian seu rei no comando, temos então a última batalha do nosso povo tão amado.

    O leitor que se apegou a saga durante seus livros antecessores (dessa vez a ordem não importa, “A última batalha” é de qualquer forma o último capítulo da aventura), já começa a ter seu coração quebrado no momento que abre o livro. Eu própria sou uma leitora que sofre de DPL (depressão pós leitura) em toda saga que eu realmente me apaixono e não foi diferente com Nárnia, estar envolvida nesse mundo a algum tempo e o ter como seu próprio refugio é delicioso, então a chegada a esse último capitulo da trama já é triste por si só.

    Para nos torturar um pouco além Lewis começa a fazer referencias as suas outras crônicas. Quando está em problemas Tristan chama todos os amigos humanos que já haviam entrado em Nárnia um dia, a única exceção é Susana, que por estar ligada a vaidade e ter perdido a muito tempo o interesse na terra permaneceu em nosso mundo. O restante vai então até a casa de Digory recuperar os anéis utilizados na primeira visita a terra que acontece em O Sobrinho do Mago.

    O tão esperado final é então decretado por Aslam, da mesma forma que o mundo mágico começou ele chega ao seu fim, às estrelas caem, dragões comem as árvores, a escuridão cai sobre a terra e por fim todos os habitantes corajosos que ainda lutaram são levados para a Verdadeira Nárnia, onde reencontramos todos os personagens que um dia foram queridos por nós, até mesmo os que já morreram, e dê lá pode se ver todos os lugares da verdadeira e bela Nárnia e inclusive o nosso próprio mundo.

    Esse pode ser considerado um fim infantil para muitos, mas lembre-se que afinal Lewis queria escrever um livro infantil. Também podemos ver nesse fim a referencia a Platão: A Nárnia que presenciamos todas as outras histórias era na verdade uma ilusão, como as sombras vistas no mito "A caverna", e a verdadeira Nárnia brilhante e bela no final só foi desfrutada por quem fez por merecer, em outras palavras a visão do paraíso dos cristãos.

 

Observações: Não li.

Disponível para leitura online: https://umbomlugarparalerumlivro.blogspot.com.br/2012/09/a-ultima-batalha-c-s-lewis.html

Disponível para download: https://coquimdownload.net/livro-cronicas-de-nrnia-ltima-batalha-cslewis/

Qual a sua opinião?

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário